Por que a dengue é tão perigosa | Hospital Proncor

Dengue é uma doença febril grave causada por um vírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Todo mundo pode sofrer com a doença, mas pessoas mais velhas e/ou que tenham problemas crônicos (diabetes, hipertensão, por exemplo) correm mais risco de complicações. Vamos saber mais sobre a dengue e porque ela é tão perigosa a ponto de levar à morte.




Como identificar a dengue


De acordo com o Ministério da Saúde, normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início repentino, mas duradoura (de dois a sete dias, mais ou menos).


Junto com essa febre, surgem sintomas como dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns. Em alguns casos, a pessoa pode ter manchas vermelhas na pele.


A forma grave da dengue inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao se identificar com o quadro, é importante procurar um médico o quanto antes. Só nessa consulta é possível ter o diagnóstico de dengue e o tratamento adequado para melhorar os sintomas.



A dengue pode matar


A principal complicação da dengue é o choque hemorrágico, que é quando a pessoa perde cerca de 1 litro de sangue de uma vez. Essa condição faz com que o coração perca capacidade de bombear o sangue para todas as partes do corpo. Disso, podem surgir problemas graves em vários órgãos, inclusive aqueles responsáveis por funções vitais.


Os especialistas ainda lembram que a multiplicação do vírus no sangue provoca inflamação nos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue fique mais espesso e circule mais lentamente. Nesse caso, o risco é de coagulação e trombose, o que também pode levar à morte.


Como toda infecção, a dengue ainda pode levar ao desenvolvimento de Síndrome de Gulliain-Barre, encefalite e outras complicações neurológicas.


Como prevenir a dengue?


A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Confira as orientações do Ministério da Saúde:


Faça uma vistoria tanto dentro de casa quanto em quintais, para eliminar recipientes que possam acumular água parada. Quinze minutos são o suficiente para manter o ambiente limpo;


Livre-se de pratinhos em vasos de plantas, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos que podem ser criadouros para as larvas do mosquito que causa dengue;


Crie o hábito de usar repelentes de insetos para proteger a pele de picadas; Instale telas de proteção contra mosquitos em portas e janelas;


Mantenha-se vigilante quanto à limpeza do seu bairro. Se vir um acúmulo de lixo ou entulho, ou qualquer recipiente com a larva do mosquito, denuncie aos Conselhos de Saúde.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300