Quatro coisas que você não deve fazer antes de um treino | Hospital Proncor

O exercício vem sempre aliado a muitas regras. "Faça isso, não faça aquilo, evite essas mudanças a todo custo…" Tudo pode parecer um tanto quanto exagerado e tornar-se empecilhos para começar a treinar.

No entanto, existem alguns fatores que, de fato, você deve e não deve fazer, seja com objetivo de aumentar a eficácia do seu treino, seja para ajudá-lo a evitar lesões. Normalmente, tudo volta a alguns princípios básicos. Veja a seguir alguns erros que você deve evitar para ter bom desempenho no exercício.


Consumir bebidas alcoólicas

Treino e álcool não combinam. Se utilizado antes ou durante a realização do exercício, o álcool, devido a sua ação inibitória do sistema nervoso central, promove uma diminuição das atividades neuronais, afetando principalmente a coordenação motora, o tempo de reação, a agilidade e o processos de decisão. Isso tudo vai provocar uma redução no desempenho físico. Por afetar o metabolismo dos carboidratos e lipídeos, o álcool poderá levar a uma fadiga precoce no treino, pois há uma diminuição da quantidade de energia disponível para a manutenção da intensidade e/ou duração da atividade.


Porém, os que jogam futebol enquanto tomam uma cervejinha e comem um churrasco, ou mesmo saem para um barzinho na sábado e no final do dia vão treinar embreagados, pense que beber já nos deixa com os reflexos prejudicados, agora imagine você correndo sob efeito do álcool ou levantando um peso?


Evite também treinar de ressaca, alguns acham que treinar após a bebedeira é bom para diminuir a ressaca. Entretanto, suar não desintoxica o corpo, só elimina água. Então, o exercício não é uma boa opção. Você só vai desidratar mais, sente mais fadiga, pode perder nutrientes – pela falta de líquidos e alimentos — e, tudo isso pode levar a sérios danos.



Ingerir termogênico imediatamente antes do treino ou sem indicação

Os termogênicos são substâncias que têm o objetivo de elevar o gasto calórico, estimular o sistema nervoso central e proporcionar a queima de gordura. Dentre as substâncias nutricionais com esse potencial temos a cafeína, o chá-verde, o citrus aurantium (isolado de frutas cítricas, precursor de sinefrina), a capsaicina (derivada da pimenta) e muitos outros fitoterápicos.


Os produtos comerciais atuais são feitos de misturas destas substâncias e promovem efeitos diversos, sendo positivos ou negativos. Por exemplo: a cafeína, o chá-verde e a capsaicina são capazes de mobilizar a gordura do tecido adiposo, mas essa é a primeira parte da história. Mobilização quer dizer que você liberou na corrente sanguínea ácidos graxos livres que estavam estocados na forma de triacilglicerol. Mas isso não garante que essa gordura será "queimada".

Dependendo da combinação termogênica, a administração logo antes do treino pode causar tonturas. A administração de termogênicos com cafeína deve ser feita de 40 minutos a 1 hora antes do exercício.


Beber milhares de litros de uma vez

É superimportante ingerirmos água e nos mantermos hidratados para a vida. Mas temos que ter um equilíbrio de tudo, principalmente quando falamos com atletas e amadores. Um quadro muito preocupante, tanto quanto a desidratação, foi observado em muitos atletas: a hiponatremia. Ela acontece quando a concentração plasmática de sódio fica inferior a 135 mmol/L. E sabe quando este fato é evidenciado? Quando se consome acima de 3,5 litros de água durante o exercício. Isso porque perdemos água e sódio no suor. Se você repuser apenas água, em grande quantidade, o sódio presente no sangue se dissolve e fica comprometido, levando a severos problemas cerebrais e até a morte.


Por isso, faça o seguinte:

Consuma abundantemente água todos os dias (cerca de 1 ml para cada 1 caloria perdida).

Observe o tom da urina, sendo que a coloração desejável é a "pálida".

Beba cerca de 500 ml de água de uma a duas horas antes do início do treino.

Ingira 200 ml de água 30 minutos antes do exercício.


Tomar analgésicos

Os analgésicos de venda livre, como ibuprofenos, podem ser uma medida preventiva tentadora. Afinal, você está antecipando algum tipo de desconforto e evitará a dor. Mas tomar essas pílulas não é a melhor ideia. De fato, um estudo desaconselha, pois isso "agrava a lesão intestinal induzida pelo exercício e induz a disfunção da barreira intestinal em indivíduos saudáveis". Não faz sentido colocar em risco o trato gastrointestinal para evitar uma possível dor. Por isso, utilize somente com indicação médica e peça orientação quando houver muita necessidade.


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