10 dicas para se prevenir da gripe e do resfriado | Hospital Proncor

Apesar de serem doenças causadas por vírus diferentes, a gripe e o resfriado apresentam formas de contágio muito parecidas.


Ambas podem ser transmitidas por contato direto com uma pessoa infectada, por meio de gotículas de saliva expelidas durante a tosse, espirro ou até mesmo a fala, ou por contato indireto, quando um indivíduo saudável mantém contato com uma superfície infectada e, logo em seguida, leva a mão na boca, nariz ou olhos.


Tanto a gripe quanto o resfriado são relativamente comuns durante o ano todo, porém, o número de casos dessas doenças costuma aumentar nas estações de outono e inverno. Isso porque a mudança de temperatura tende a enfraquecer o sistema imunológico do ser humano, aumentando a possibilidade de infecção pelos vírus.



Além do mais, é comum manter os ambientes mais fechados e menos arejados nessas estações, o que facilita o contágio entre as pessoas.


Pensando na sua proteção e na da sua família, separamos 10 dicas de como se manter livre da gripe e do resfriado. Confira:


1. Lave sempre as mãos com água e sabão após qualquer atividade fora ou dentro de casa;


2. Carregue consigo um álcool gel 70% e o utilize sempre quando não der para higienizar as mãos com água e sabão;


3. Ao espirrar ou tossir, utilize um lenço descartável. Se você utilizar a mão, higienize-a imediatamente depois;


4. Evite ambientes fechados e menos arejados. Eles favorecem a circulação e a proliferação de vírus respiratórios;


5. Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, copos, toalhas, garrafas e etc;


6. Evite contato com pessoas infectadas;


7. Fortaleça a sua imunidade com os hábitos certos: tenha boas noites de sono, hidrate-se corretamente, pratique exercícios físicos regularmente e mantenha uma alimentação saudável, rica em vitamina C, principalmente (veja a ilustração abaixo);


8. Evite ficar muito tempo em locais com grandes aglomerações, como feiras e shoppings;


9. Vacine-se contra a gripe. O imunizante, apesar de não prevenir contra o resfriado, protege contra os sintomas da gripe, seja você parte do grupo de risco ou não.


10. Consulte um médico da área sempre que houver necessidade. Realizar check-ups periodicamente também ajuda a detectar deficiências em vitaminas e baixa imunidade.


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor