Bateu a cabeça? Saiba os mitos e as verdades sobre esse trauma | Hospital Proncor

Que atire a primeira pedra quem nunca se descuidou por um momento e acabou batendo a cabeça em uma porta de vidro enquanto limpava a casa ou simplesmente andando pela rua.


Esse tipo de trauma é um dos mais comuns e, dependendo da intensidade, pode ser necessária uma avaliação médica. Existem vários mitos e verdades que rondam as pancadas na cabeça, vamos conhecer alguns?


O tamanho do “galo” na cabeça é proporcional à gravidade do caso


Mito – Apesar de algumas pancadas deixarem marcas mais visíveis do que outras, o tamanho do hematoma sobre o osso do crânio, o famoso “galo”, não tem relação nenhuma com a gravidade do trauma. A presença do “galo” indica que houve um sangramento abaixo da pele, mas não exclui que tenha acontecido um sangramento intracraniano.


Uma pessoa que bateu a cabeça não pode beber água após o acidente


Depende – Nesse caso, deve-se avaliar a intensidade do trauma. Pancadas leves que não trazem desmaio, perda de memória, náusea e vômitos não oferecem nenhum risco ao paciente e, apesar da dor localizada, ele pode manter a rotina. Porém, quando a batida é mais intensa, não é aconselhável que a pessoa beba água, já que pode gerar náusea e vômito. Nesse caso, é indicado não consumir nenhuma bebida ou alimento até receber a avaliação de um médico.


A primeira coisa que uma pessoa que levou uma pancada intensa na cabeça deve fazer é procurar ajuda especializada na emergência mais próxima ou em um centro de trauma. Lá os médicos poderão avaliar a intensidade do trauma e orientar o paciente sobre a melhor forma de tratamento.


Dor de cabeça intensa, pescoço enrijecido, confusão mental, sonolência, náuseas e vômito indicam traumatismo craniano severo


Verdade – Todos esses sintomas podem ser sinal de que os ossos do crânio foram prejudicados de forma séria pelo impacto e devem ser imediatamente analisados por um especialista. Ao sinal de qualquer um desses sintomas, o paciente deve buscar ajuda especializada, que realizará exames e fará uma avaliação neurológica em busca de lesões e danos na região.


O paciente não pode dormir depois de bater a cabeça


Depende – Caso a sensação de sonolência seja muito grande, é recomendado buscar atendimento especializado para avaliar o porquê de o paciente estar com essa vontade tão grande de dormir. Porém, se a pancada não for tão intensa e o sono for justificado por cansaço, é preferível apenas esperar alguns minutos para observar se o paciente não terá sinais de perda de consciência ou qualquer tipo de alteração comportamental.


Qualquer pessoa pode bater a cabeça, mas o trauma pode ter maior gravidade em crianças e idosos (nesse último grupo, principalmente os que usam medicações anticoagulantes), gerando consequências sérias. Por isso, é muito importante prestar atenção ao seu redor para ver qualquer tipo de quina, móvel, estante ou até mesmo outra pessoa que possa se chocar e causar a pancada.



Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300

Hospital Proncor | CNPJ 03.121.241/0001-87 | Campo Grande/MS | Feito por | Todos os direitos reservados​ © 2020