Vacina no braço ou perto do glúteo: qual é o correto? | Hospital Proncor

Por que a vacina é aplicada perto do glúteo?


Essa região é chamada de ventroglútea e é uma das melhores alternativas para vacinas intramusculares, por que oferece a melhor espessura de músculo, é livre de nervos e vasos sanguíneos, com uma camada mais estreita de gordura, além de apresentar redução de dor durante a aplicação.


As vacinas intramusculares são aquelas injetadas diretamente no músculo por conta da alta vascularização nestas regiões do corpo. Ou seja, no músculo há muito sangue, logo também há uma presença maior de células do sistema imunológico, fazendo com que a vacina seja mais eficaz.


Há diferença na eficácia da vacina?

Não há diferença na eficácia da vacina aplicada em qualquer um dos dois músculos. O que pode alterar, de acordo com especialista, é a quantidade de fagócitos, ou células de defesa, de acordo com a região aplicada. A região dorsoglútea, muito usada para a administração de imunobiológicos e medicamentos em geral no passado, deixou de ser um sítio de primeira escolha devido ao risco de lesão do nervo ciático, além de ser uma região que apresenta falta de células fagocíticas adequadas, necessárias para a imunogenicidade.



Apesar disso, a via de administração não deixou de ser utilizada completamente. Atualmente, é uma opção para a administração de volumes maiores, como determinados tipos de soros - antirrábico, por exemplo - e imunoglobulinas - como anti-hepatite B e catapora.


A vacina contra o coronavírus pode ser aplicada em outro lugar?


Sim, além do braço e do ventroglúteo, outros músculos do corpo podem receber o imunizante contra a COVID-19. O que importa, na verdade, é que a aplicação intramuscular esteja distante de grandes nervos e vasos sanguíneos, para evitar qualquer tipo de lesão.

O músculo vasto lateral da coxa e o músculo deltoide são as áreas mais utilizadas para a administração de vacinas, mas também podemos utilizar a região do ventroglúteo, enquanto outras vacinas estão autorizadas a aplicação por via subcutânea.


Quais são as outras vias de aplicação de vacinas?

No caso das vacinas, a aplicação pode ser realizada em outras regiões do corpo, além dos músculos.

  • Via oral: imunizantes absorvidos no trato gastrointestinal e são administrados na boca, em gotas. É o caso de vacinas contra o rotavírus e poliomielite.

  • Via intradérmica: são aplicadas na derme, uma das camadas mais superficiais da pele, como é o caso da vacina BCG.

  • Via subcutânea: utilizadas em vacinas que são absorvidas mais lentamente, aplicadas na camada subcutânea, logo abaixo da derme. São as vacinas de febre amarela, tríplice viral, tetra viral.


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor