top of page

Agendar Eletroneuromiografia

O que é Eletroneuromiografia?

A eletroneuromiografia é indicada para a avaliação de possíveis lesões das raízes nervosas, nervos e músculos. O exame é capaz de localizar a disfunção da estrutura estudada, graduar essa alteração, auxiliar na escolha terapêutica e estabelecer o prognóstico.


O neurofisiologista registra e mede parâmetros dos impulsos elétricos produzidos por estruturas nervosas e musculares e compara com valores de referência ajustados para idade e altura. O conjunto de achados é considerado junto aos dados clínicos e a suspeita diagnóstica do profissional que solicitou o exame.


 
Como é feito o exame de Eletroneuromiografia?

Ele é realizado em duas etapas. A primeira é a neurocondução. Nele, o paciente recebe alguns estímulos elétricos ao longo da área de interesse dependendo da solicitação médica. Na maior parte dos casos o exame é realizado nos braços e pernas. Como é preciso estimular diretamente os nervos, é esperado uma sensação de choque, sendo que o desconforto varia entre as pessoas, mas em geral é um exame bem tolerado.

Em seguida, o paciente passa para a etapa do exame eletromiográfico. Aqui, uma agulha estéril descartável é inserida em alguns músculos para avaliar seu funcionamento. Esse segundo exame tem a função de aprofundar os dados obtidos na primeira etapa, sendo que o paciente pode sofrer leves sangramentos locais e também pequenos hematomas por conta das agulhas inseridas.

A eletroneuromiografia pode ser desconfortável para alguns, mas o exame costuma ser tolerável e conduz o paciente para um diagnóstico preciso.

Para que serve a Eletroneuromiografia?

O exame serve para detectar várias doenças que se relacionam com os impulsos nervosos ou com a atividade elétrica muscular.

Entre elas, podemos destacar: síndrome de Guillain Barre, esclerose lateral amiotrófica, poliomielite, atrofia muscular espinhal, plexopatia braquial, trauma de nervos periféricos, polineuropatia, hérnia de disco, síndrome do túnel do carpo, paralisia facial, miopatias ou distrofias musculares e miastenia gravis.

bottom of page